terça-feira, dezembro 27, 2005

Charles Chaplin, (1889-1977). Comediante e cineasta anglo-americano. [

A vida é maravilhosa quando não se tem medo dela.

Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror. Os bons filmes constituem uma linguagem internacional, respondem às necessidades que os homens têm de alegria, de piedade e de compreensão. São um meio de dissipar a onda de angústia e de medo que invade o mundo de hoje... Se pudéssemos pelo menos trocar entre as nações em grande quantidade os filmes que não constituem uma propaganda agressiva, mas que falam a linguagem simples dos homens e das mulheres simples... isso poderia contribuir para salvar o mundo do desastre.
Estou sempre alegre, essa é a minha maneira de resolver os problemas da vida. Tenho a impressão de que as pessoas estão perdendo o dom do riso.


Eu continuo sendo apenas um palhaço, o que já me coloca em nível bem mais alto do que o de qualquer político.
Não sou político; sou principalmente um individualista. Creio na liberdade; nisso se resume a minha política... Sou pelos homens; essa é a minha natureza.
O apelo da época é mais para a fraternidade do que para a caridade. Se uma existe a outra se seguirá; ou, ainda melhor, não será necessária.


Sou um defensor da liberdade, da justiça e da verdade. Certamente não pretendo fazer nenhuma revolução, não é a minha vocação. Sou a favor do povo.

Todo megalomaníaco, no fundo, é um bebê grande.